quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O que é Arte? *

Definir Arte é uma tarefa um tanto quanto desafiadora e pessoal, pois não existe definição única e incontestável sobre o assunto. Tentarei ser breve, pois acho impossível esgotar o assunto. Sigo, então, caminhando pelos limites imprecisos da Arte.

Os primeiros objetos de arte surgiram não para decorar, mas na atentativa de controlar as forças da natureza, nessse sentido, arte e religião nascem da mesma matriz, a tentativa de explicar o homem, o mundo à sua volta e religá-lo a uma idéia de princípio. Notamos que o nascimento da Arte de diferentes povos está intimamente ligada à sua respectiva mitologia.

Arte é uma das formas mais apuradas da expressão humana. Digo apurada não no sentido de melhor ou mais bonita e sim enquanto elaboração, pois passa antes pela subjetividade do artista, que empresta seu olhar da realidade para a obra e, consequentemente, para o observador. Com isso posso afirmar que ser artista é uma atitude, uma forma de se colocar no mundo e para o mundo. Não é uma tarefa fácil.

Arte é aquilo que promove o encontro do Eu com o Outro. É também a relação que existe entre os dois. É aquilo que nos toca e o que pode nos transformar de alguma maneira. A Arte expressa nossas sensações e sentimentos, do mais superficial ao mais profundo. Para entender a Arte não é preciso atentar-se para o grandioso e sim para os pequenos detalhes.

A função da arte não é retratar o mundo como ele é, mas retratar a visão que o artista, a sociedade ou um grupo de pessoas tem da realidade de uma época. Nesse sentido, posso afirmar que o Teatro é a mais política das artes, pois está direta e indissociavelmente ligada ao momento histórico: os textos de Shakespeare dizem muito sobre a época em que foram escritos, assim como só se pode compreender os textos de Eurípides a partir do pensamento da época em que ele escreve. Analizando uma obra de arte de determinado período pode-se tirar conclusões sobre a realidade do artista, da época e da sociedade em questão.

Concluimos que a Arte pode ser muitas coisas: reflexão, representação do belo, maneira de se colocar no mundo, negação da realidade, crítica, tentativa de explicação, subjetividade, política...

E a sua Arte, o que é?


* texto de minha autoria para o blog Grupo Teatral Sol. Achei interessante postar aqui também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário