Fim de Partida
Texto de Samuel Beckett
Ficha técnica:
Direção: Mara Leal
Preparação corporal e vocal: Kalassa Lemos e Paulina Caon
Dramaturgia: Mara Leal e Paulina Caon
Cenografia e Programação Visual: Emilliano Freitas
Figurino/Envelhecimento de figurinos: Catia Vianna
Iluminação: Camila Tiago
Paisagem Sonora: Andrigo de Lázaro
Produção: Elisa Villela
Elenco:
Alessandra Ramos
Carol Coutinho
Bárbara Prata
Bruna Bulkool
Daiana Soares
Eduardo Humbertto
Jordanna Alves
Luiz Sabino Júnior
Maíra Rosa
Marcos Prado
Ricardo Fiuza
Thábatta N. Ferreira
Vinícius Fonseca
Wesley Mello
Quando: de 09 a 14 de dezembro às 20h
Onde: Sala de Encenação – Bloco 3M – Campus Santa Mônica – UFU
Entrada Gratuita
Reservas pelo e-mail: fimdepartida@bol.com.br
Público limitado
Este trabalho é resultado das Disciplinas Estágio Supervisionado de Interpretação/Atuação I e Práticas Teatrais I, coordenadas pelas professoras Mara Leal, Paulina Caon e Kalassa Lemos, do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia.
“Fracassar, fracassar mais, fracassar cada ver melhor” (Beckett)
Samuel Beckett (1906-1989), dramaturgo irlandês radicado na frança e prêmio Nobel de literatura, é exemplo da complexidade da dramaturgia do século XX. Seus textos são, ao mesmo tempo, considerados obras com forte carga autobiográfica e extremo formalismo. Vê-se em sua obra forte eco dos horrores das guerras que destruíram a Europa no século XX e que o próprio autor viveu, mas de forma depurada por intensa convenção teatral. Exemplos clássicos são Esperando Godot(1952), Fim de Partida (1956) e Dias Felizes (1961), onde personagens vivem situações limites em ambientes desoladores.
Característica peculiar de Beckett é o peso do encenador que o autor imprime em suas obras, já que suas rubricas indicam não só as ações e intenções dos personagens como definem a criação da atmosfera da cena através da luz, figurino, cenário e sonoplastia. Essa forte indicação cênica passa, como o tempo, a ir para a cena, uma vez que a partir de 1952 ele começa a dirigir vários de seus textos.
Diante de autor tão significativo, a encenação buscou, em conjunto com os vários artistas envolvidos, descobrir as relações com o absurdo do nosso cotidiano, partindo de um processo colaborativo. Além do texto Fim de Partida, há inclusões de trechos de Dias Felizes e da peça curta Vai e Vem.
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